Guarapari realiza vacinação contra sarampo em locais e horários especiais

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A população de 1 a 49 anos deve ser vacinada. A vacina está disponível nas unidades de saúde do município e é gratuita.

Principais sinais e sintomas do sarampo

Febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite, manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Campanha de Vacinação com dias e horários especiais

Já nos dias 08 e 09 de março acontece a campanha de vacinação em locais de fácil acesso, objetivando facilitar o acesso do público alvo e aumentar a cobertura vacinal.

Guarapari já registrou uma cobertura vacinal de 78,66 e a meta para 2019 é de 95%.

Locais e Datas de Vacinação
Dia 08 de Março - das 9h às 16h
Local Endereço
US Dr. Roberto Calmon Centro
Centro Municipal de Saúde Muquiçaba
Dia 09 de Março - das 9h às 16h
Local Endereço
Rodoshopping Fátima Cidade Jardim (BR-101)
Shopping Guarapari Centro
CIAC - Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão Praia do Morro
Público Alvo - de 1 a 49 anos de idade - Não se esqueça de levar a caderneta de vacinação!

Data de Publicação: quarta-feira, 06 de março de 2019