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DCM - Diretrizes Curriculares Municipais

Profissionais da Educação do Município de Guarapari,


Em 2018, a Secretaria Municipal da Educação deu passos importantes para a elaboração do documento curricular da Rede de Ensino, enredada à Base Nacional Comum Curricular e a partir da colaboração efetiva dos professores e da comunidade escolar. Estas Diretrizes são resultado, portanto, do processo de debate entre os diferentes atores do campo educacional e da sociedade civil.


Após aprovadas pela Resolução COMEG Nº 012/2018, as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Guarapari (DCM) entraram na fase de implementação nas unidades escolares. Desta maneira, durante o ano letivo de 2019, as escolas passaram a preparar seus movimentos de planejamento e de formação para incorporar suas práticas a este documento, ações estas que são de extrema importância para que a DCM cumpra o seu papel de promover a qualidade e a equidade na aprendizagem dos estudantes, ganhando vida por meio do fazer pedagógico.


As Diretrizes referem-se aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil e às unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades do Ensino Fundamental e, a partir deles, devem ser desenvolvidas, também, as ações relacionadas às modalidades da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Especial.


Com as Diretrizes em vigor, é fundamental que o magistério guarapariense sinta-se protagonista desse processo, no qual além de ser preciso refletir a respeito da proposta da DCM, é fundamental considerar as pluralidades e as diversidades dos vários documentos existentes, bem como o histórico curricular local e nacional, incluindo as concepções de currículo já construídas até aqui. Esse mergulho curricular enriquece o documento e qualifica o trabalho pedagógico na medida em que são incorporadas à DCM as metodologias, as avaliações, o acompanhamento das aprendizagens, os projetos pedagógicos e as demais ações relacionadas ao ensino.

Esta política curricular municipal considera os diferentes contextos vividos nas escolas, bem como as suas práticas pedagógicas, no intuito de valorizar e tornar visíveis as ações desenvolvidas, possibilitando o sentimento de pertencimento aos processos curriculares. Dessa maneira, a DCM parte do princípio de que os professores estão em constantes invenções junto aos seus alunos, em um currículo que acontece a partir de práticas vivas, independentemente de haver um documento prescritivo.
Nesse sentido, construir um currículo que não se limita a listas de conteúdos e a roteiros estabelecidos, significa apostar, também, no que é tecido de forma potente, anônima e comprometida nos territórios complexos do campo educacional, promovendo processos de aprendizagens que considerem as características, as necessidades e as potencialidades dos estudantes.


A DCM, portanto, é um referencial a ser fortalecido em cada sala de aula, para que as escolas construam seus próprios projetos, com base na realidade local, social e individual do seu alunado. Assim, convidamos a todos a serem protagonistas na construção de uma educação diferenciada e inovadora, que garanta o direito de aprender de todos os estudantes.

Clique Aqui para acessar o documento e bom trabalho!

 

 

 

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