Procon apresenta balaço anual com resultado positivo em resolução de demandas

O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município, apresentou ao Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, a Prestação de Contas 2019. A média de resolução das demandas atendidas no Procon foi de 85%.

Em 2019, foram registrados 6 mil e 35 atendimentos. Desses atendimentos, 6 mil e 14 foram realizados presencialmente, os outros 21 foram feitos por e-mail e por telefone.  Foram realizadas 264 audiências entre consumidores e fornecedores com o intuito de resolver as demandas de forma administrativa.

Além dos atendimentos realizados diretamente na sede do Procon, a equipe de fiscalização lavrou 34 autos de infração, 12 autos de constatação, três autos de apreensão e emitiu 80 notificações.

A equipe fiscalizou os mais diversos estabelecimentos, como padarias, supermercados, postos de combustíveis, casas noturnas, bares, restaurantes, faculdades, lojas, papelarias, entre outros. Além disso, a equipe do Procon realizou várias ações educativas como palestras e distribuição de material educativo, propagando informações sobre direito do consumidor.

Em julho foi realizado o Mutirão de Negociação de Dívidas de Guarapari, o primeiro mutirão municipal, atendendo mais de 1.200 pessoas e negociando quase de 5 milhões de reais em dívidas e para encerrar 2019, foi realizada a 2ª edição do Procon Solidário, onde foram arrecadados brinquedos que foram doados para crianças carentes no Natal.

Data de Publicação: quinta-feira, 26 de dezembro de 2019