Durante a primeira reunião da Rede Capixaba de Trilhas, realizada nesta sexta-feira (09), no Parque Estadual Paulo César Vinha, o município confirmou seu interesse em integrar a futura Trilha Litorânea Capixaba — percurso que, no longo prazo, fará parte do corredor nacional de ecoturismo “Oiapoque ao Chuí”.
A iniciativa é parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), lançada em 2018 pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, com o objetivo de conectar trilhas não motorizadas, unindo áreas protegidas, paisagens naturais e comunidades locais em um sistema padronizado e sustentável.
O secretário municipal de Turismo, Fernando Otávio Campos, destacou o potencial da cidade. “Guarapari tem natureza exuberante e percursos prontos para trilheiros a pé, de bicicleta, a cavalo ou em rotas náuticas. Participar desse projeto amplia nossa visibilidade dentro e fora do Brasil.”
Segundo ele, a adesão à Trilha Litorânea Capixaba trará benefícios concretos ao destino. “Vamos adotar padrões internacionais de sinalização e operação, o que qualifica ainda mais nossa oferta turística. Isso eleva o ticket médio dos visitantes, reduz a sazonalidade e gera empregos e receita para pousadas, restaurantes, artesãos e operadores de aventura.”
O subsecretário de Meio Ambiente, Rafael Zouain, reforçou a importância estratégica da iniciativa. “O inventário de trilhas em desenvolvimento conecta conservação ambiental ao desenvolvimento econômico sustentável, consolidando a vocação natural de Guarapari como capital capixaba do ecoturismo.”
A participação de Guarapari na Rede Trilhas também representa um avanço na gestão integrada do território, contribuindo para a valorização de áreas naturais e culturais e promovendo um turismo de baixo impacto que respeita o meio ambiente e beneficia comunidades locais.
Data de Publicação: segunda-feira, 12 de maio de 2025
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES