Inaugurado em 26 de janeiro de 1982, por intermédio do então prefeito Benedito Lyra, o Mercado de Peixe ou Peixaria Municipal, situado na rua José Barcelos de Matos, no parque residencial Praia da Areia Preta, teve outros três endereços antes desse: no cais do porto, próximo à praça Trajano Lino Gonçalves; na rua Joaquim da Silva Lima, próxima ao Banestes; e, na praça que havia na descida da ponte.
Localizado há quarenta anos no mesmo prédio, o Mercado de Peixe passou por uma reforma em 8 de dezembro de 2004, por meio de parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Guarapari.
Uma curiosidade sobre a dinâmica de comercialização do pescado em Guarapari, é que o pescador prefere vender sua pesca a um intermediário, do que direto ao consumidor. Dessa forma, a maioria dos expositores do mercado, não são pescadores, e se destinam à venda de peixes e crustáceos, como robalo, badejo, pescada, sarda, pargo, peroá, camarão, polvo, lagosta, entre outros.
A pesca, tanto para a subsistência, quanto para a geração de renda, assim, como o costume de se alimentar de peixes, mariscos e frutos do mar, faz parte de uma cultura compartilhada por diferentes povos, que habitaram o território de Guarapari, em diferentes momentos de sua história, sendo um elemento unificador da nossa identidade cultural.
Texto: Thiara Bernardo Dutra - Doutoranda em História / UFES
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES