PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

SETEC - Artesanato

ARTESANATO

Renda de Bilro

Apesar da divergência quanto a sua origem, a Renda de Bilro, supostamente, é um artesanato de ascendência Italiana, cuja a técnica espalhou-se pela Europa. Acredita-se que esta pratica artesanal tenha sido trazida ao Brasil pelos Portugueses, até então, no período colonial. Em Guarapari a confecção das Rendas de Bilro, com incidência na região do litoral sul, era tarefa das esposas dos pescadores que, com seu negócio de rendas, complementavam a receita familiar.  Com o passar do tempo, as rendeiras de Meaípe em Guarapari/ES, foram aprimorando as técnicas de tecelagem, deixando esta arte ainda mais delicada.

A Renda de Bilro é tecida sobre uma almofada, encapada por tecido. Utiliza-se um molde, conhecido com o nome de "pique", que geralmente é feito em papelão ou em papel fino, contendo risco (desenho), delimitado por alfinetes, concebendo o design da peça. A trama acontece com o cruzamento sucessivo dos fios de algodão, com a ajuda de vários bilros, que são constantemente trocados de lugar, dando forma as graciosas peças.   Os Bilros são hastes feitas, quase sempre, em madeira, que possuem saliência em uma das extremidades, onde se fixa a linha para o entrelaçar dos fios durante a tecelagem das rendas.

 

Na Praia de Meaipe produzia-se os mais variados objetos feitos pelas mãos habilidosas das rendeiras, tais como toalhas de mesa, guardanapos, pano de prato, roupas, entre outras criações que enfeitavam e encantavam o turista. Na atualidade, são poucas as rendeiras que ainda trabalham com este tipo de técnica artesanal.

A artesanato de "renda de Bilro" é uma das expressões mais bonitas na cultura local, sendo considerado como um dos primeiros artesanatos confeccionados e comercializados em Guarapari.

 

 

 

 

 

 

Artesanato em Conchas

Vários tipos de artesanato com conchas são feitos em Guarapari.

As artesãs(ãos) fazem bichinhos, cascatas, grutas com as conchinhas e também colares, pulseiras, prendedores de cabelos, flores ornamentais, colares, brincos, pingentes e souvenires entre outros. Podem ser encontrados nas praias e em pontos de feiras no Centro e Praia do Morro, ainda em alguns Hotéis, Pousadas, lojas especializadas em Santa Mônica, Meaípe, Centro.

O turista e o visitante pode encontrar alguns ambulantes pelas diversas praias ofertando seus trabalhos.

 

Artesanato em Argila

A cultura também se faz presente no artesanato em argila.  Em destaque às “panelas de barro”, expressão cultural que teve origem nas “tribos indígenas”, que até os dias de hoje, é utilizada como suporte indispensável para o preparo de pratos típicos da culinária capixaba.

Existem, na cidade, numerosos pontos de vendas que comercializam as Panelas de Barro e outras peças feitas em argila como: travessas, cumbucas, farinheiras, peças de decoração, estatuetas, entre outras.

São encontrados, comercializados e fabricados em alguns pontos:

  • Ao longo da Rodovia do Sol;
  • Feiras livres na Praia do Morro e Centro;
  • Na rodovia sentido Guarapari -  Meaípe inclusive possibilitando ao turista e visitante vivenciar à experiência de acompanhar suas fabricações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200