PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre trabalho infantil nesta sexta-feira (29)

A Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), realiza nesta sexta-feira (29), na Praia do Morro, uma ação de conscientização sobre o trabalho infantil.

Todos os anos, durante o período de alta temporada, a Setac promove esses momentos de conscientização, através de material informativo. "Infelizmente, neste período, se identifica o aumento no número de crianças e adolescentes trabalhando nas praias, sinais, feiras livres e outros. Somado a isso, temos o período da pandemia, que gerou um aumento do número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em todo o país", afirmou a Secretária de Trabalho, Assistência e Cidadania, Breila Mardegan.
A ação está sendo organizada pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria com os educadores sociais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculos (SCFV).

Trabalho contínuo
Constantemente, a Setac desenvolve abordagens de crianças e adolescentes que são encontradas nos semáforos e nas feiras livres da cidade. Segundo Breila, esse trabalho é contínuo e de extrema necessidade para combater essa prática criminosa.

O trabalho infantil constitui-se em uma questão complexa, pois muitos acreditam que o trabalho prematuro previne a criminalidade e o uso de drogas ilícitas, mas sabemos que não é assim. A exploração da criança por meio do trabalho desrespeita desde o direito de receber os cuidados parentais, passando pelo direito à educação, a saúde e ao lazer", disse a secretária.

O Peti
O município possui o Peti, a principal política pública para erradicação do trabalho infantil e compreende a transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho. para buscar o serviço, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo de sua residência.

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200