CCZ realiza vacinação antirrábica na região rural, neste sábado (15)

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, está realizando a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na região rural.

Neste sábado (15), a vacinação ocorre nas localidades de Rio Claro, Samambaia, Lagoa Dourada, Barro Branco e Amarelos. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, irão às residências rurais para vacinar os cães e gatos de proprietários, das 8h às 16h.

Já área urbana, a campanha de vacinação acontece no mês de outubro.

No Espírito Santo, o Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos está previsto para o dia 24 de outubro.

Proprietários que queiram vacinar seu cão ou gato, também pode ir ao CCZ, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que ataca cães, gatos e outros mamíferos, que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais e para os humanos, tendo como característica uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

O contágio ocorre principalmente através de mordedura, arranhadura ou pela saliva de animais infectados com a doença.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais e consequentemente, a raiva humana.

É responsabilidade de todos os proprietários de animais participar da campanha contra raiva. A vacina serve para proteger não só a saúde do seu bichinho, mas a sua também.

Essa é a hora de retribuir toda alegria que seu amigo traz para sua vida, não esqueça de vacinar o seu cão ou gato. Todo mundo sai ganhando, inclusive você!

Importante saber:

• A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de agosto de 2020