Você sabe o que é a intoxicação exógena?

Você sabe o que é a intoxicação exógena? Agora outra pergunta. Você sabia que em Guarapari, 71,7% dos casos de intoxicação registrados  são de intoxicação exógena?

Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.

De modo geral, qualquer substância, se utilizada na quantidade incorreta, de forma inadequada ou mesmo se estiver fora da data de validade pode causar intoxicação. Em crianças, geralmente ocorre de forma acidental e no ambiente doméstico. As crianças de 1 a 4 anos de idade são as mais afetadas. O motivo disso é o grande tempo que passam em casa, onde ficam expostas a uma diversidade de produtos tóxicos disponíveis e armazenados de forma incorreta.

Esse tipo de intoxicação causa sinais e sintomas de fácil identificação em crianças e adolescentes. Fique atento, pois ao perceber seu aparecimento, deve-se procurar imediatamente ajuda em uma emergência. Entre eles, estão vômito, salivação excessiva, sonolência, desorientação, dificuldade de respirar, desmaio, convulsão, lesão, queimadura ou vermelhidão na pele, boca e lábios; cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor, alteração súbita do comportamento ou do estado de consciência.

A prevenção é fundamental para evitar casos de intoxicação com criança e adolescentes. Para tanto, há um conjunto de medidas simples que podem ser adotadas no cotidiano. Seguir essas orientações reduz o risco do surgimento de problemas desse tipo, conforme a lista abaixo:

1) Manter medicamentos em locais fechados e fora do alcance das crianças (evite guardá-los em “mesinhas de cabeceira” ou gavetas de armários abaixo de 1,5 metro);

2) Não usar medicamentos vencidos ou sem orientação médica, ler com atenção as instruções da receita e da bula e, ao medicar uma criança, não dizer que é bala ou outra guloseima;

3) Dar preferência a embalagens de medicamentos que tenham tampas de segurança, pois embora não garantam que a criança não abrirá a embalagem, dificultam bastante, a tempo de que alguém intervenha;

4) Não oferecer embalagens ou frascos contendo medicamentos para uma criança brincar. Afinal, remédio não é brinquedo!

5) Guardar/armazenar produtos de limpeza em armários fechados e longe do alcance das crianças;

6) Nunca colocar remédios ou substâncias tóxicas em garrafas de refrigerante ou em embalagens de outros produtos. Deixe-os sempre em suas embalagens originais e, de preferência, longe do local onde são guardados alimentos;

7) Não comprar produtos de limpeza de origem clandestina (em embalagens PET ou reaproveitadas);

8) Não utilizar venenos para ratos (raticidas) na forma de iscas, pó ou granulado em locais onde crianças e animais de estimação possam alcançá-los e comê-los. Lembre-se: o raticida ilegal mais conhecido é o “chumbinho”, sendo um produto muito tóxico, que pode causar até a morte;

9) Procurar ter conhecimento da toxicidade das plantas e do local onde se encontram (proximidades de sua residência, escola, local de trabalho, de lazer, etc.), evitando levar mudas tóxicas ou desconhecidas para sua casa, local de lazer ou trabalho ou onde se encontram crianças por longos períodos;

10) Plantas ornamentais como flores, sementes ou frutos atraentes, com espinhos ou grandes quantidades de látex não devem ser colocadas em locais onde há circulação de crianças;

11) Para evitar picadas de animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas, etc.) é importante não andar descalço em locais onde esses animais possam estar presentes (usar botas); não colocar as mãos em buracos, montes de telhas, tijolos ou folhagens; e não deixar acumular vegetação ou entulhos nos jardins e quintais.

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de novembro de 2019