PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

 Semag realiza ação de preservação na restinga de Santa Mônica

 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) realizou nessa terça-feira (15), uma ação de remoção de espécies invasoras, plantadas na região de vegetação de restinga, na Praia de Santa Mônica. Foram removidas aproximadamente 20 mudas de coqueiros, pitas e cactos e mamonas. Todas as espécies recolhidas não são adequadas para o local.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Breno Ramos, no local existe uma grande quantidade de espécies de restinga e que precisam de proteção para que a regeneração aconteça. “Na área em que foi realizada ação, encontramos um grande banco de sementes de espécies nativas como salsa-da-praia, pitangueiras, aroeira da praia, guris entre outras, logo se preservarmos esse ambiente, e evitar a introdução de espécies invasoras/exóticas, naturalmente a regeneração acontece”, disse ele.    

A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das praias e o avanço das grandes marés. A restinga é um ecossistema costeiro que faz parte do bioma da Mata Atlântica, abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção.

O engenheiro agrônomo, Felipe Ney, explicou que talvez por falta de conhecimento técnico, a população insiste em plantar espécies inadequadas. “Antes de qualquer intervenção, a pessoa deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para esclarecimentos. Essa é a forma ideal de proteger a natureza”, finalizou o engenheiro.  

Data de Publicação: quarta-feira, 16 de outubro de 2019

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200