Ações da Prefeitura de Guarapari evitaram que em dois anos 12 bilhões de litros de esgoto fossem lançados ao mar

A situação do saneamento básico de Guarapari foi tema da reunião realizada na última quinta-feira (29), pela Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória, na Assembleia Legislativa. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura do município, Thereza Cristina Barros esteve presente. Os dados apresentados durante a reunião comprovam que Guarapari tem sido referência pelo modo que vem conduzindo o plano de saneamento. Em dois anos o município evitou que 12 bilhões de litros de esgoto fossem lançados ao mar.

Com sua forma de fiscalização e sensibilização dos munícipes, Guarapari vem colhendo resultados positivos, 73% da área urbana possui rede coletora implantada pela Cesan.  Thereza Cristina afirmou que foram feitas campanhas educativas e multas aplicadas pela fiscalização ambiental, o número de residências não interligadas caiu. O presidente da Frente Parlamentar, deputado Gandini (Cidadania), avaliou como relevante o debate promovido sobre o saneamento básico em Guarapari.

Dados da Cesan, expostos durante a audiência, mostram que o número de imóveis cobertos pela rede de esgoto subiu, entre 2012 e 2019, de 50,4 mil para 84,3 mil; já o número de construções que efetivamente se interligou a rede cresceu no período de 45,7 mil para 69,6 mil.

Entre 2012 e 2019 foram coletados e tratados 35 bilhões de litros de esgoto na cidade, com um percentual de 34% entre 2017 e 2019, indicando que nesses últimos dois anos houve um acréscimo considerável de cerca de 12 bilhões de litros.

Em 2017, a Prefeitura de Guarapari elaborou o plano de saneamento básico, com diagnósticos e propostas para execução de obras de contingência e emergência.  “Quando assumimos a gestão da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, constatamos que a rede coletora implantada era subutilizada, somente 50% era utilizada devidamente. Nós então criamos um planejamento estratégico, com ações fiscalizatórias e educativa, trabalhamos com munícipes sobre a importância de ligarem suas redes de esgoto a rede coletora da Cesan. Em cumprimento a Lei, elaboramos  o plano municipal de saneamento básico,  finalizado em 2017, permitindo ao município receber investimentos para implantação de redes coletoras em áreas como a grande Meaípe, que antes não eram contempladas com tratamento de esgoto”, disse Thereza Christina.

O diretor-presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis, anunciou que até o final do primeiro semestre de 2020 será inaugurada a nova ETE de Meaípe, na comunidade de Condados, o que, em sua avaliação, solucionará de vez os problemas relacionados ao balneário. Ele anunciou também que até o ano de 2021 serão iniciadas as obras de implantação de rede de esgoto na parte norte de Guarapari – área dominada por sítios e chácaras, localizada nas proximidades do pedágio da Rodosol, na divisa com Vila Velha.

“Essas obras constam do Plano Municipal de Saneamento Básico (de Guarapari), e estamos na fase de levantamento de projetos para depois orçarmos e fazermos a captação de recursos, que já estão garantidos”, explicou.

Guarapari possui atualmente cinco sistemas de esgotamento sanitário: Aeroporto (que abrange os bairros de Praia do Morro, Muquiçaba,  Itapebussu, Lagoa Funda, Sol Nascente, Jardim Boa Vista, Santa Rosa e adjacências); Centro, Perocão, Jabaraí e Meaípe (que compreende a região central e os balneários, onde há grande concentração populacional).

Thereza Cristina disse que em alguns casos, quando o morador ou comerciante resiste e continua a descumprir as normas de lançar o esgoto na rede pluvial, a fiscalização do meio ambiente não tem outra coisa a fazer a não ser multar. “É muito chato ter de fazer isso, mas tem pessoas que só tomam providencias para resolver o problema quando dói no bolso. E às vezes é uma multa pesada, já foi aplicada multa de até R$ 8 mil reais”, relatou.

“Quando assumimos a pasta de Meio Ambiente eram oito pontos impróprios para banho, mas resolvemos isso, e hoje Guarapari, que dispõe de 52 praias lindíssimas, é o balneário mais limpo do Espírito Santo. Nossa balneabilidade vem sendo analisada todos os meses e nossas praias estão próprias para banho. ”, finalizou a secretária.

*Colaboração: Assessoria da Assembléia Legislativa

Data de Publicação: quarta-feira, 04 de setembro de 2019