Municípios da Grande Vitória assinam protocolo de atendimento à população de rua

Depois de cerca de três anos de discussões e trabalho intenso, as secretarias de Assistência Social da Região Metropolitana de Vitória e o Governo do Estado assinaram, na tarde de sexta-feira (21), o Protocolo de Atendimento à População em Situação de Rua no Âmbito da Política de Assistência Social.

O documento estabelece ações e fluxos da assistência e qualifica a oferta de serviços para essa população de forma sistemática em toda a Grande Vitória.

O protocolo é o primeiro do tipo no Brasil e foi elaborado por equipes técnicas e gestores do Estado, dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Guarapari e Cariacica, Ministério Público e pelos próprios usuários dos serviços: pessoas em situação de rua.

Essa articulação entre os municípios resultou no Pacto de Metas, uma agenda de compromissos assumidos pelos gestores para garantir o cumprimento do documento de maneira integral.

Durante a assinatura foram entregues aos municípios cartilhas de orientação para a equipe técnica de atendimento e panfletos de orientação, que serão distribuídos aos moradores da cidade.

Em Guarapari, a Casa Dia, localizada no bairro Ipiranga, atende por dia, em média, 35 pessoas em situação de rua, oferecendo orientações, encaminhamento para tratamento de saúde e acompanhamento em casos que necessitam de atenção contínua, trabalhos de conscientização, material e espaço para higiene pessoal e triagem para passagens quando solicitado.

“Nós temos buscado soluções para resolver esta questão, já criamos uma comissão para trabalhar diretamente com questões relacionadas a pessoas em situação de rua e agora com esse protocolo de atendimento vamos qualificar ainda mais a oferta de serviços em nosso município”, finalizou a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, Shirley Pereira.

*Informações: Semas

Data de Publicação: sexta-feira, 21 de dezembro de 2018