Guarapari Intensifica a luta contra o câncer de mama com ações do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), está intensificando as ações contra o câncer de mama e de colo do útero. Com uma campanha que ressalta o valor do autocuidado e da prevenção: “Cuidar da sua saúde é um gesto valioso. Previna-se!”, as equipe de Sáude estão buscando maior conscientização e engajamento da sociedade nessa causa.

Durante este mês, a Semsa oferta adicionalmente 250 mamografias, totalizando 516 exames disponíveis para a população feminina do município. As solicitações deverão ser feitas nas unidades de saúde. Este número visa incentivar a realização do exame de mamografia, um potente aliado na identificação precoce do câncer de mama, antes mesmo de ser possível detectá-lo por meio de exame clínico.

A secretária de saúde, Alessandra Albani, manifestou a importância deste período. "É com um carinho imensurável que queremos envolver cada mulher de Guarapari nesta campanha. Sabemos que o cuidado com a nossa saúde muitas vezes fica em segundo plano diante das inúmeras responsabilidades do dia a dia. Juntas, vamos avançar na prevenção, e para isso, contamos com a participação ativa de nossas cidadãs, solicitando os exames nas Unidades de Saúde e encorajando outras mulheres a fazerem o mesmo", disse.

A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres a partir dos 40 anos, sendo um exame fundamental para a detecção precoce da doença e, consequentemente, para aumentar significativamente as chances de cura.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de outubro de 2023