Prefeitura iniciará neste sábado (16), a vacinação antirrábica na área urbana

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste sábado (16), a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos na área urbana. Ainda neste mês, acontecerá às fases seguintes da campanha, onde serão contemplados os outros bairros urbanos da cidade.

De acordo com Lorena Santos da Silva, gerente de vigilância ambiental, proprietários de animais, que queiram vacinar seu cão ou gato, também podem ir ao CCZ, de segunda a sexta, das 7h às 16h. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), fica localizado na Rua Monazita, s/n, bairro Santa Mônica.

Confira locais e horários:
Setiba, na igreja católica, das 8h às 12h
Una, na  praça do bairro, das 13h às 16h
Elza Nader, no Bar do Louro, das 8h às 16h
Paturá, na igreja católica, das 8h às 12h e no ponto final do ônibus, das 13h às 16h
Santa Mônica, no Bar da Dona Gilda, antiga Praça do Bom de Bola, das 8h às 16h
Pontal de Santa Mônica, no Bar da Dona Nilza, das 8h às 16h e no Hortifruti Santa Mônica, das 8h às 16h
Perocão, na Peixaria Romário, das 8h às 12h e perto da Escola Leandro Escobar, das 13h às 16h
Jabarai, no Dondoni Bar, das 8h às 12h e na Creche Doralice, das 13h às 16h
Portal Clube, na Mercearia Fênix, das 8h às 16h
Jardim Santa Rosa, na praça do bairro, das 8h às 16h
Jardim Europa, no Bar do Mazinho, das 8h às 16h
Praia do Morro, no Chalé Petiscaria, das 8h às 16h e na Praça dos Golfinhos, 8h às 12h
Aeroporto, na praça do bairro, das 13h às 16h
Jardim Boa Vista, na Pestalozzzi, das 8h às 12h
Acampamento dos Adventistas, na rotatória do bairro, das 13h às 16h e no
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 8h às 16h

Conforme Lorena Santos da Silva, gerente de vigilância ambiental, a campanha acontece todos os anos na zona rural, durante os meses de junho, julho e agosto. Já na área urbana, a campanha acontece durante o mês de setembro. “a vacinação é de suma importância para a saúde do seu animal e dos humanos também.  A raiva é uma doença letal e a forma de evitar é vacinando. Vacine seu melhor amigo”, concluiu."

Importante saber:
- A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
- A vacinação é anual;
- Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
- Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
- Banho deve ser normal.

Data de Publicação: terça-feira, 12 de setembro de 2023