Procon dá dicas sobre compra segura no Dia dos Pais

O Procon de Guarapari elaborou dicas importantes, para quem vai garantir o presente do Dia dos Pais.

De acordo com o supervisor do Procon, Ewerton Maximino, as pessoas devem pesquisar bastante antes de efetuar uma compra, para que o presente do Dia dos Pais fique mais leve no orçamento. “O consumidor deve buscar todo tipo de informação possível antes da compra, que é essencial para evitar problemas”, finalizou.

Fique atento:

Defina o que deseja comprar: Antes de sair de casa, evite compras por impulso.

Pesquise bem os preços: A variação de preços pode ser significativa e fazer diferença no orçamento.

Informe-se sobre a política de trocas da loja: Embora os estabelecimentos comerciais não sejam obrigados a realizar trocas, caso ofereçam essa opção, devem cumprir as condições informadas ao consumidor no momento da venda. O consumidor deve exigir essas condições por escrito, seja na etiqueta do produto ou na nota fiscal.

Compras online: O consumidor tem o direito de desistir da compra até 7 dias após a assinatura do contrato ou o recebimento do produto/serviço.

Cuidado com fraudes: Antes de efetuar a compra, pesquise a reputação da loja online para evitar cair em golpes.

Cumprimento de preços em folhetos publicitários: O consumidor tem direito a informações claras e precisas sobre diferentes produtos e serviços, incluindo quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como os riscos associados (art. 6º, Inciso III do CDC).

Problemas com produtos: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reclamar sobre produtos duráveis é de 90 dias, enquanto para produtos não duráveis é de 30 dias.

Data de Publicação: quinta-feira, 10 de agosto de 2023