Prefeitura promove Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (SETAC), e do Conselho Municipal de Assistência Social (COMASG), está com inscrições abertas para a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado na próximo dia 20,  no Sesc da cidade.

A conferência tem como objetivo reunir a sociedade civil, representantes do poder público e usuários dos serviços sociais para discutir e propor ações voltadas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Guarapari. O tema central deste ano é "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".

Para a secretária de Assistência e Cidadania, Breila Marrdegan, estas conferências são importantes momentos de avaliação da política de assistência social e oportunidade de definir novas diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

A participação na conferência é aberta a todos os interessados e a inscrição é gratuita. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/pL3KjZJYGKw9rBJE6. É importante ressaltar que não serão aceitas inscrições no local do evento devido ao número limitado de vagas.

Confira a programação da 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

8h: Credenciamento e coffee break;
8h30: Abertura oficial e composição da mesa;
8h50: Leitura e aprovação do Regimento Interno;
9h20: Palestra com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", ministrada por Thauan José Pastrello, mediada por Marilda Correia Viana Gomes;
10h30: Apresentação das deliberações da última Conferência Municipal de Assistência Social;
10h45: Divisão dos participantes em grupos de trabalho, de acordo com os seguintes eixos temáticos:
EIXO 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

EIXO 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

EIXO 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

12h: Intervalo para almoço;
13h: Retomada das atividades nos grupos de trabalho;
14h: Plenária final, apresentação e votação das propostas discutidas nos grupos;
16h: Eleição dos delegados que representarão Guarapari na Conferência Estadual;
17h: Encerramento com coffee break e entrega dos certificados.
A X Conferência Municipal de Assistência Social é uma importante oportunidade para que a população de Guarapari possa participar ativamente na construção de políticas públicas voltadas para a área da assistência social. Não perca essa chance de contribuir e fazer a diferença!

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (SETAC) pelo telefone (27) 3261-5444 ou pelo e-mail setac@guarapari.es.gov.br.

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de julho de 2023