Prefeitura encerra Mês do Meio Ambiente, com ações do Projeto “Praias Limpas”

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) e parceiros, realizaram o encerramento da programação do "Mês do Meio Ambiente" neste último sábado (24), com mais uma ação do Projeto “Praias Limpas”.
Com início às 08h30 no quiosque 01, a ação contou com mais de sessenta (60) voluntários de Instituições e Associações do Município.

No decorrer da ação, cerca de 50 sacos com resíduos foram retirados da praia.

• Mais de trezentos (300) canudos plásticos, de diversas cores e tamanhos;
• Palitos de picolé;
• Palitos de churrasquinho;
• Inúmeras bitucas de cigarro;
• Plásticos de embalagens diversas;
• "Pinos" de usuários;
• Tampinhas de garrafas pet;
• Garrafas de vidro enterradas na areia;
• Dentre outros.

O objetivo central foi de conscientizar a todos quanto a importância de se manter o ambiente de praia limpo, com ênfase a limpeza da restinga, que é extremamente importante para a permanência de uma fauna e flora equilibrada nos ecossistemas, além de promover o equilíbrio ambiental e proteção das praias, além de ser definida como Área de Proteção Permanente pela Lei n.º 12.651/2012.

O Coordenador de Educação Ambiental, Luiz Felipe Bastos de Jesus, destaca a importância em se manter o equilíbrio da restinga e de praia limpos. “Os resíduos, quando depositados de forma inadequada no meio ambiente, podem entrar em contato com a biota terrestre e marinha, acarretando em consequências graves para a fauna e flora. Já as restingas, servem de moradia para animais específicos e são extremamente eficazes no controle da erosão das praias", destacou Luiz.

Data de Publicação: segunda-feira, 26 de junho de 2023