Procon Guarapari dá dicas para compras do Dia das Mães.

Com a proximidade do Dia das Mães, considerada a segunda data do ano mais importante para o comércio, época em que os estabelecimentos apostam em descontos e promoções para atrair os consumidores, o Procon Municipal chama a atenção para evitar dor de cabeça na compra do presente em loja física ou de forma on-line.

Exija sempre a nota fiscal

A nota fiscal é fundamental para resguardar o seu direito em caso de algum problema com o produto. Além de exigir, guarde-a também.

Troca de presentes

Uma das maiores dúvidas dos consumidores, a troca de produtos sem defeito não é obrigação da loja. Ela estará obrigada se tiver em sua política de troca. Por isso, antes da compra, verifique a política de troca da loja.

Compras pela internet

Muito cuidado nessa hora. As compras online têm trazido muitos transtornos para os consumidores, que tem caído diariamente em golpes. Então procure sites de empresas seguras e conhecidas para realizar as compras.

E lembre-se que, se a compra foi efetuada pela internet, catálogos, telefone, o consumidor tem direito de se arrepender no prazo de 7 dias, contados o recebimento do produto ou assinatura do contrato. Assim, poderá pedir o cancelamento e a devolução dos valores pagos, inclusive do frete e não precisa justificar o motivo do cancelamento.

Taxa de serviço de 10%

Se vai levar a mãezona para algum restaurante, saiba que a taxa de serviço de 10% é opcional e não obrigatória. Se o estabelecimento tiver Couver Artístico, o mesmo só poderá cobrar se houver aviso prévio, do contrário, não é permitida a cobrança.

Prazo para reclamar

Caso o produto apresente problema, o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 90 dias para reclamações de produtos e serviços duráveis e 30 dias para os não duráveis.

Diferenciação de preços

A diferenciação de preços em função da forma de pagamento é permitida, desde que o consumidor seja avisado previamente.

Além da importância de o consumidor está munido de informações para evitar prejuízos, o PROCON de Guarapari iniciou em 02 maio a Operação Mãezinha, que objetiva realizar uma fiscalização educativa no comércio da cidade a fim de orientar os fornecedores quanto ao cumprimento da legislação consumerista nesse período de grande movimento que é o Dia das mães.

Denúncia ou informações podem ser feitas através dos telefones (27) 33614929, (27) 32625149.

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de maio de 2023