Carnaval: Procon Municipal tem dicas para os foliões

A Prefeitura de Guarapari, através do Procon Municipal, apresenta dicas para quem vai curtir praias, casas noturnas e restaurantes nesse Carnaval.

Você, folião deve ficar atento!

Casas noturnas, bares , restaurantes e quiosques não podem cobrar consumação mínima, pois é prática abusiva.

O couvert artístico pode ser cobrado pelo estabelecimento quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, mas deve haver informação prévia, afixada em placas afixadas na entrada e no cardápio.

A taxa de serviço de 10% não é obrigatória e sim opcional.

Verifique as condições de higiene e armazenamento dos alimentos e bebidas. Não consuma o produto caso o produto apresente sujeira ou lacre rompido.

Sobre meia porção, não há legislação que regule o fracionamento do preço de meia porção dos pratos em bares e restaurantes. Contudo, os consumidores devem ser informados previamente e de forma clara sobre os valores praticados.

A taxa de desperdício, que é a cobrança de qualquer valor de quem não come tudo que colocou no prato é abusiva. No entanto é indispensável um consumo consciente para evitar o desperdício de alimentos.

Atenção nas compras com cartão. A máquina deve estar visível, o valor deve ser conferido antes de digitar a senha e deve exigir o comprovante. Confira se o cartão devolvido é mesmo o seu.

O cardápio na entrada do estabelecimento deve ser disponibilizado por bares e restaurantes, informando o preço dos itens.

Aproveite o Carnaval de Guarapari, praticando boas práticas de consumo e
em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon, através dos números: (27) 33614929 e (27) 33622914.

Data de Publicação: terça-feira, 14 de fevereiro de 2023