Domingo é o Dia Mundial da Tuberculose e Guarapari oferece tratamento gratuito

O próximo domingo (24) é o Dia Mundial da Tuberculose, uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Guarapari oferece tratamento e mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde.

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Em Guarapari, a Secretaria Municipal de Saúde oferece o tratamento através do programa de Tuberculose, que funciona de segunda a sexta, de 07h às 16h, na Avenida Antônio Claudio Coutinho, no Centro, anexo ao Roberto Calmon. No local são oferecidos atendimentos através de uma equipe multidisciplinar.

Sinais e sintomas mais frequentes:

- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

- cansaço excessivo e prostração;

- febre baixa geralmente no período da tarde;

- suor noturno;

- falta de apetite;

- emagrecimento acentuado;

- rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito.

Data de Publicação: terça-feira, 19 de março de 2019

LEIA MAIS...

Guarapari recebe 6 novos médicos para fortalecimento da saúde no município
Prefeitura de Guarapari reforça proibição de churrascos nas praias após acidente com turistas
Guarapari é destaque com projeto inovador de saúde para adolescentes na Mostra
Guarapari retoma Programa Nosso Crédito e fortalece apoio aos empreendedores

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30

Telefone

(27) 3361-8200

Endereço

Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Localização


Copyright © Prefeitura Municipal de Guarapari - Poder Executivo - Todos os direitos reservados

Logo da Alphatec

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.