Neste sábado começa a Campanha Antirrábica para cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), inicia neste sábado (02) a campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos na área urbana.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses já está preparada para atender cães e gatos. A programação será dividida em três dias: 02,16 e 23 de outubro.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que ataca cães, gatos e outros mamíferos, que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais e para os humanos, tendo como característica uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

O contágio ocorre principalmente através de mordedura, arranhadura ou pela saliva de animais infectados com a doença. A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais e consequentemente, a raiva humana.

É responsabilidade de todos os proprietários de animais participar da campanha contra raiva. A vacina serve para proteger não só a saúde do seu bichinho, mas a sua também. Está na hora de retribuir toda alegria que seu amigo traz para sua vida, não esqueça de vacinar o seu cão ou gato. Todo mundo sai ganhando, inclusive você!

Importante Saber:

· A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;

· A vacinação é anual;

· Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;

· Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;

· Banho deve ser normal.

Segue Programação da 1ª Fase da vacinação.

Data de Publicação: quinta-feira, 30 de setembro de 2021