PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Morro da Pescaria

PARQUE NATURAL MUNICIPAL MORRO DA PESCARIA

Já conhece o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria? Não? Então, presta atenção que você não irá querer perder essa oportunidade!

Localizado ao final da Praia do Morro e com 73 hectares de Mata Atlântica, possui uma trilha segura de 1 km. O percurso completo tem duração de uma hora, considerando o trajeto "ida e volta" com o acesso a três belas praias: Areia Vermelha, Ponta Sul e como ponto principal e ao final da trilha, a do Ermitão.

A Praia da Areia Vermelha, é uma das mais belas praias de Guarapari. Assim como a praia da Areia Preta, é uma das praias com areia monazita do Município. Já a Praia da Ponta Sul, fica no meio da trilha. A chegada até ela se dá por uma trilha alternativa, conhecida como Trilha do Descidão, devido ao seu alto nível de declividade. E a Praia do Ermitão, situada ao final da trilha, é a mais frequentada por moradores e turistas. Possui esse nome devido a um caranguejo que mora em suas pedras, comumente conhecido como caranguejo ermitão ou caranguejo paguro.

No decorrer do percurso, os visitantes ainda contam com três lindos mirantes que são responsáveis por registros únicos! Além de se deparar com uma uma gama variada de espécies de fauna e flora, como por exemplo os saguis da cara branca, gambás, ouriços caixeiros, preás, esquilos, dentre outros.

No parque, não é permitido:

Prática de piquenique (levar grandes quantidades de alimentos e bebidas);

Fazer fogo, fogueira, churrasco ou semelhantes;

Retirar mudas;

Depositar resíduos de forma inadequada;

Alimentar animais;

Pesca profissional predatória e de mergulho.

É cobrada uma pequena taxa de R$ 5,00 por pessoa para ter acesso a trilha, com bebedouro e banheiros na unidade administrativa. Tal cobrança é regulamentada através do Decreto municipal 189/2023, crianças até os 10 anos de idade e pessoas com mais de 60, na apresentação de documentos com foto, tem entrada livre. Servidores Públicos Municipais com a apresentação de comprovação de matrícula e documentos com foto, também tem gratuidade na entrada, juntamente a 1 (um) acompanhante.

O funcionamento do Parque é de 7 horas da manhã até às 16 horas para a entrada na trilha, todos os dias da semana. Visitantes tem até às 17 horas para retornar a entrada principal. ????

Venha nos visitar! ????

 

Praia do ErmitãoPraia Areia Vermelha    PierMirante Ilha da Raposa

 

 

 

DECRETO 189/2023

IN 004/2019

PLANO DE MANEJO

 

 

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200