PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica de Guarapari

A Assistência Farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME de Guarapari


No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças ou de agravos são aqueles padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). As responsabilidades das instâncias gestoras do SUS (Federal, Estadual e Municipal), em relação aos medicamentos, estão definidas em 3 Componentes: Básico, Estratégico e Especializado.

Na esfera municipal, é estabelecido a REMUME- Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que é composta por todos os medicamentos utilizados pela rede municipal de Saúde. Com isso a relação de medicamentos é dividida da seguinte forma:

 

MEDICAMENTOS DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA(CBAF)
Fazem parte do CBAF os medicamentos  utilizados no âmbito da atenção básica em saúde. O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Dispensadoras do município onde reside o paciente.

 

MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESTRATÉGICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA(CESAF)
O CESAF compreende medicamentos para o tratamento de doenças que configuram problemas de saúde pública. Estão incluídos em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, que seguem protocolos e normas específicas. Esses medicamentos são competência do Governo do Estado. Estão disponíveis nas farmácias básicas municipais os medicamentos que compõe a estratégia de saúde da mulher e diabetes, os demais medicamentos são solicitados conforme necessidade, precedidos de notificação e receituário.

 

MEDICAMENTOS DA ASSISTÊNCIA SECUNDÁRIA

Os medicamentos da assistência secundária são utilizados na urgência e emergência contemplando medicamentos usados na primeira abordagem dos pacientes graves e também sintomáticos, uma vez que alguns pacientes poderão permanecer nestas unidades por um período de até 24 horas ou, excepcionalmente, por mais tempo se houver dificuldade para internação hospitalar.

 

A REMUME traz medicamentos eficazes, seguros e custo efetivos, voltados para necessidade da população.

MEDICAMENTOS FORNECIDOS PELO SUS - REMUME

ÍNDICE DE COBERTURA 18 de março de 2024

ESTOQUE DE MEDICAMENTOS 

PUBLICAÇÃO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA 004-2019 VERSÃO 2 (2022)

FARMÁCIAS MUNICIPAIS

FARMÁCIA DE ALTO CUSTO

FARMÁCIA CIDADÃ ESTADUAL

FARMÁCIAS CREDENCIADAS A FARMÁCIA POPULAR

LISTA DE MEDICAMENTOS FARMÁCIA POPULAR

 

 

 

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200