Prefeitura de Guarapari realiza dia de campo sobre a qualidade do leite

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) realizou nesta quinta-feira (10) o projeto “Dia de Campo”, desta vez com o tema “Qualidade do leite”. Participaram produtores rurais que fornecem leite aos laticínios da região e foi realizado no Sítio Fazendinha, em Iguape.

O objetivo é auxiliar tecnicamente os produtores rurais do município para que os mesmos possam atender as novas Instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), quanto aos padrões microbiológicos do leite in natura.

Com atividades teóricas e práticas, o evento tratou de tópicos muito importante como a melhoria da qualidade sanitária da matéria prima, saúde da glândula mamária do animal e higiene tanto na obtenção quanto no manuseio do leite, condições fundamentais para que os Laticínios obtenham produtos de melhor qualidade e inocuidade.

O evento contou com diversos apoiadores e para o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Breno Ramos dias de campo como esse são de extrema importância para a melhoria da qualidade de produção, “Precisamos levar informações e cursos para nossos produtores, pois o conhecimento é tudo para um bom resultado nas atividades do campo. Estamos felizes com a realização do curso. Os produtores receberam ensinamentos valiosos que irão alavancar a qualidade do produto”, disse ele.

Ao final do Dia de Campo, os participantes receberam um kit contendo produtos e instrumentos utilizados no diagnóstico e prevenção de problemas do úbere do animal, oferecidos por nossos parceiros, e uma cartilha elaborada pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), com informações importantes a respeito do assunto qualidade sanitária do leite.

Data de Publicação: quinta-feira, 10 de junho de 2021