Prefeitura realiza entrega de composteira manual para produtores rurais de Guarapari

Na terça-feira (23), a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) iniciou a entrega de composteiras manuais aos produtores rurais de Guarapari.  Trata-se de um projeto piloto de gestão de resíduos sólidos na zona rural do município que utiliza material reciclado para fazer a composteira.

Idealizado pelo setor de Educação Ambiental, o projeto visa uma melhor destinação e redução dos resíduos sólidos, com a utilização de composteira manual feita de material reciclado, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/10.

Conforme a PNRS os municípios devem enviar aos aterros sanitários, apenas os rejeitos, isto é, cerca de 20% dos resíduos urbanos gerados, devendo desenvolver e fomentar meios ou tecnologias para promover a reciclagem ou o reaproveitamento dos demais resíduos com potencial reciclável.

Foram selecionadas 10 famílias da zona rural para o desenvolvimento do projeto . O  município será o responsável por todos os custos dos materiais (Húmus Orgânico, Palha, Tesoura, Telas e as Minhocas Californianas), através de doações e parcerias.

O projeto piloto terá, ao todo, cerca de 07 (sete) meses de duração com ampla divulgação, incluindo os resultados obtidos. A Semag espera ampliar o projeto para as escolas da rede municipal de ensino e, posteriormente, para a zona urbana.

“Esse projeto busca envolver os produtores rurais com a reciclagem de resíduos, promover o uso do biofertilizante e principalmente, despertar a consciência ambiental dos envolvidos na compostagem, tendo em vista o potencial de recuperação dos recursos que muitas das vezes são descartados”, finalizou o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura.

Data de Publicação: quarta-feira, 24 de março de 2021