PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Ambulatório que atende pacientes com Covid na UPA de Guarapari já está com 100% de ocupação

O número de casos da Covid-19 está aumentando no Espírito Santo, tanto que o Governo do Estado decretou quarentena por 14 dias, com a realização de medidas restritivas do risco extremo para o enfrentamento da Covid-19. Em Guarapari, a situação não é diferente, o Ambulatório de Síndromes Gripais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem realizado uma média de 1.100 atendimentos a cada 6 dias, o equivalente a 183 atendimentos/dia. Atualmente, o espaço que foi recém ampliado, já trabalha com 100% de ocupação de leitos. 
 
O Governo do Estado anunciou que o Espírito Santo está com mais de 90% de ocupação dos leitos de UTI, além disso, já registra aumento também de pacientes nas enfermarias dos hospitais, tornando ainda mais preocupante a situação, segundo a Secretária Municipal de Saúde do Município, Alessandra Albani. “Sem leitos de UTI e de enfermaria, não é possível fazer transferência dos pacientes da UPA para os hospitais, pela Central de Vagas do Estado e isso é muito preocupante”, disse a secretária. 

Segundo Alessandra, o município não tem medido esforços para atender a demanda, mas é preciso a conscientização da população para que esse quadro seja modificado. “Nós fizemos a ampliação do espaço de ambulatório, contratamos novos profissionais da saúde, seguimos todas as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, mas nada disso será válido se as pessoas não colaborarem. Essa é a realidade de todos os municípios. Se puder fique em casa. Enquanto a vacinação não for realizada em todos, precisamos continuar com o uso adequado da máscara, do álcool em gel e fazer o distanciamento social. Essas são as medidas mais eficazes no combate da doença e contamos com a população para revertermos esse a realidade presente hoje no Espírito Santo”, finalizou a Secretária de Saúde.

Data de Publicação: sexta-feira, 19 de março de 2021

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200