PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Prefeitura realiza bloqueio vacinal contra raiva em Itapebussu

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que no último sábado (06), um morador do bairro Itapebussu encontrou um morcego morto em sua residência. O animal foi recolhido e encaminhado para análise e foi testado positivo para raiva. Sendo assim, como forma de prevenção da doença, o Centro de Controle de Zoonoses - CCZ irá iniciar o bloqueio vacinal na região, nesta sexta-feira (12), das 8h às 12h.

Essa medida é indicada pelo Ministério da Saúde e será realizada em um raio de 500 metros de onde o animal foi encontrado. O objetivo é impedir a disseminação do vírus entre os outros animais, principalmente cães e gatos, que possuem maior contato com humanos. 

Serão vacinados todos os animais que precisam receber a primeira vacina e os que estão sem receber a dose há dois anos. A ação de bloqueio vacinal será realizada por profissionais devidamente identificados. O morador que teve contato com morcego, foi encaminhado ao Centro Municipal de Saúde para receber vacina e soro.

Vale lembrar que a vacina antirrábica, é enviada aos municípios pelo Ministério da Saúde. 

O CCZ orienta a população que, caso encontre algum morcego em situação não usual, comunique imediatamente o fato pelos telefones (27) 3262-1456 ou 3262-1271. Caso seja possível, isole o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou coloque sobre ele um balde, pote, pano ou caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção, mesmo os encontrados mortos. 

O que é a raiva 

A raiva é uma doença viral que é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas e até mesmo arranhões ou lambidas desses animais. 

Data de Publicação: quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 09h00 às 17h00
Telefone(s):
(27) 3361-8200