A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) está realizado o projeto piloto de gestão de resíduos sólidos na zona rural do município, com a utilização de material reciclado.
Idealizado pelo setor de Educação Ambiental, o projeto visa uma melhor destinação e redução dos resíduos sólidos, com a utilização de composteira manual feita de material reciclado, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/10.
Conforme a PNRS os municípios devem enviar aos aterros sanitários, apenas os rejeitos, isto é, cerca de 20% dos resíduos urbanos gerados, devendo desenvolver e fomentar meios ou tecnologias para promover a reciclagem ou o reaproveitamento dos demais resíduos com potencial reciclável.
A Semag irá selecionar 10 famílias da zona rural para o desenvolvimento do projeto . O município será o responsável por todos os custos dos materiais (Húmus Orgânico, Palha, Tesoura, Telas e as Minhocas Californianas), através de doações e parcerias.
O projeto piloto terá, ao todo, cerca de 07 (sete) meses de duração com ampla divulgação, incluindo os resultados obtidos. A Semag espera ampliar o projeto para as escolas da rede municipal de ensino e, posteriormente, para a zona urbana.
Data de Publicação: sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES