Prefeitura incentiva o cultivo de cogumelo Shiitake em Guarapari

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) tem realizado uma série de medidas e capacitações para incentivar o cultivo de Cogumelo Shiitake no município. O objetivo é diversificar o cultivo nas propriedades rurais e oportunizar a geração de renda aos nossos produtores.

Entre essas ações, foi realizado um curso sobre o Shiitake, com a participação de 15 produtores rurais da região de Buenos Aires. O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo.

Segundo o produtor José Antônio Silva Freitas, morador da localidade de Santana, com a introdução dessa nova cultura em Guarapari, será possível alcançar os mercados mais exigentes e gerar mais renda para as famílias produtoras.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Breno Ramos, capacitações como essa fortalecem e incentivam as atividades da produção familiar. "Precisamos capacitar nossos produtores e incentivá-los a novos desafios, fomentando a cadeia produtiva para que a Agricultura Familiar cresça diversificando a produção em suas propriedades e  garantindo um produto nobre para ofertar aos consumidores", finalizou Breno.

Data de Publicação: terça-feira, 24 de novembro de 2020