Na última semana, no bairro Muquiçaba, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Guarapari (CCZ), encontrou um morcego morto caído na rua. O animal foi recolhido e encaminhado para análise e foi testado positivo para raiva. Como forma de prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do CCZ, irá realizar um bloqueio vacinal em toda a região.
Essa medida é indicada pelo Ministério da Saúde e será realizada em um raio de 500 metros de onde o animal foi encontrado. O objetivo é impedir a disseminação do vírus entre os outros animais, principalmente cães e gatos, que possuem maior contato com humanos.
Serão vacinados todos os animais que precisam receber a primeira vacina e os que estão sem receber a dose há dois anos.
A ação de bloqueio começa nesta terça-feira (14), no bairro Muquiçaba. Vale lembrar que a vacina antirrábica, é enviada aos municípios pelo Ministério da Saúde.
O CCZ orienta a população que caso encontre algum morcego em situação não usual, comunique imediatamente o fato pelos telefones (27) 3262-1456/ 3262-1271. Caso seja possível, isole o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou coloque sobre ele um balde, pote, pano ou caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção, mesmo os encontrados mortos.
O que é a raiva
A raiva é um doença viral que é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas e até mesmo arranhões ou lambidas desses animais.
Ela é considerada uma doença grave com letalidade de aproximadamente 100%. A doença se caracteriza como uma encefalite (inflamação do encéfalo) progressiva. Os principais sintomas em humanos são: mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas e coma.
Qualquer tipo de agressão por morcego, cães e gatos procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Data de Publicação: segunda-feira, 13 de julho de 2020
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES