Maio Laranja: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No mês conhecido como "Maio Laranja", o dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar todos os cidadãos a agirem em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes.

"Esta data serve para marcar e nos lembrar de um problema sério que acontece todos os dias e está presente em todas as camadas sociais do mundo. Porém, o enfrentamento aos crimes de abuso deve ser diário e a população tem o importante papel de denunciar", comentou Breila Mardegan, Secretária Municipal de Trabalho Assistência e Cidadania de Guarapari.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas, o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de "comercialização", onde o sexo é fruto de uma troca de favores, presentes ou dinheiro.

Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a população deve denunciar anonimamente através do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou através do 180.

A instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina capixaba de apenas nove anos foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido nos fundos do Hospital Infantil de Vitória.

O crime prescreveu e os agressores não foram punidos. Esse lamentável episódio causou grande comoção, que resultou no movimento em defesa dos direitos da criança e adolescentes, e, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Federal nº 9.970/2000 que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

CONSELHO TUTELAR:  3262-9291 e 988615987

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de maio de 2020