A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promove uma importante mobilização aberta à população em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
Sob o tema “Vozes e Luta: por um cuidado sem grades”, a ação acontece no dia 30 de maio, a partir das 14 horas, na Praça Sylvia Maria de Oliveira Almeida, localizada entre as praias dos Namorados e das Castanheiras, no Centro da cidade.
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de um cuidado em saúde mental mais humano, acolhedor e respeitoso, reforçando a luta contra práticas excludentes e violentas, como o isolamento e as longas internações em manicômios.
A gerente da Atenção Especializada, Priscila Saiter, destaca a importância da ação, “o evento em alusão à luta é fundamental para reforçar o compromisso com um modelo mais humano, acolhedor e inclusivo de cuidados, que valoriza a liberdade e a dignidade das pessoas. Relembrar essa data é reafirmar que tratamento se faz com respeito, não com exclusão. É lutar por uma sociedade sem manicômios e com mais cuidado, escuta e cidadania”, ressalta.
Um dos objetivos do evento é buscar fortalecer a ideia de que “trancar não é tratar”, defendendo o tratamento em liberdade, pautado na escuta qualificada, no vínculo, na promoção de direitos e na reintegração social. Durante o evento, haverá espaço para diálogos, atividades culturais e a valorização das experiências de cuidado em saúde mental no município.
Serviço:
Data: 30 de maio
Horário: A partir das 14h
Local: Praça Sylvia Maria de Oliveira Almeida, entre as praias dos Namorados e das Castanheiras, Centro – Guarapari.
Data de Publicação: terça-feira, 27 de maio de 2025
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES