A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação integrada voltada aos pacientes acompanhados pelos serviços de saúde mental, considerando que por muitas vezes suas condições de vulnerabilidade, podem remeter em um pouco acesso a cuidados básicos de saúde.
A iniciativa teve como objetivo reunir, em um único local, diversos serviços essenciais, facilitando o acesso aos direitos e promovendo o cuidado integral. Com o apoio da Assistência Social, foram realizados atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), etapa fundamental para a análise e possível concessão de benefícios sociais aos pacientes.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro Pop também participaram da ação, orientando sobre seus serviços e fortalecendo o suporte à população em situação de vulnerabilidade.
Também foram realizadas aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar e orientações básicas de saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS) também marcou presença, por meio do Programa Saúde da Mulher, que promoveu atendimentos, orientações e encaminhamentos.
A imunização atendeu cerca de 30 pacientes que desejaram ser vacinados. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 20 consultas, com oferta de testes rápidos e orientações importantes.
A ação também contou com a presença dos programas de controle do tabagismo e da tuberculose, que ofereceram orientações sobre prevenção e tratamento. Ao todo, foram realizados 33 atendimentos com dois psiquiatras, proporcionando suporte especializado aos usuários.
Para tornar o momento mais acolhedor, foi disponibilizado um espaço de cuidado pessoal, com serviços como limpeza de sobrancelhas e maquiagem, promovendo autoestima e bem-estar. A ação não foi pensada apenas para os pacientes acompanhados pela rede de saúde mental, mas também estendida aos seus familiares.
De acordo com Priscila Saiter, gerente da Atenção Especializada, “a ação foi cuidadosamente planejada para ampliar o acesso aos direitos e fortalecer o cuidado integral, oferecendo em um único espaço diversos serviços essenciais. Mais do que facilitar atendimentos, a iniciativa busca promover acolhimento, segurança emocional e apoio contínuo aos pacientes e seus familiares, reconhecendo suas necessidades de forma humanizada e integrada”, destaca.
Data de Publicação: sexta-feira, 23 de maio de 2025
|
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES