A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inovou ao promover hoje, dia 30 de abril, a primeira ação de saúde voltada exclusivamente para as cuidadores de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento.
A iniciativa, chamada “Cuidar de quem Cuida”, faz parte de uma estratégia para valorizar e apoiar as mulheres que, muitas vezes, colocam o cuidado com os filhos em primeiro lugar, esquecendo de si mesmas.
Durante todo o dia, as participantes foram recebidas com acolhimento e cuidados especiais, como consultas com médicos e enfermeiros, nutricionistas, além de serviços de orientação em relação a saúde bucal, vacinação, teste rápido, aferição de pressão, verificação de glicemia, além de encaminhamentos para outras especialidades, ao todo, foram realizados 268 atendimentos e 79 vacinas aplicadas.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Larissa Santório, a ideia de realizar uma ação voltada para as tutoras de crianças com necessidades especiais surgiu de uma preocupação com o bem-estar das cuidadoras.
“Queríamos fazer algo diferente, sabemos como é a rotina dessas mulheres: elas vivem em função do cuidado dos filhos, o que acaba deixando suas próprias necessidades de lado. Foi a primeira vez que o município fez algo nesse sentido, e agora queremos que essa ação faça parte do nosso calendário anual. A iniciativa deu super certo, que vamos continuar promovendo mais iniciativas como essa, com mais serviços e apoio para essas mulheres”, afirmou a secretária.
O prefeito Rodrigo Borges também esteve presente na ação e fez questão de destacar a importância do evento.
“Estou muito feliz em estar aqui hoje. Este é um ambiente pensado para a população, e estamos trabalhando para oferecer o melhor para todos. Essa ação voltada para as tutoras é muito importante, pois elas têm um papel fundamental no cuidado das crianças. Além disso, estamos estudando outras ações que possam melhorar o atendimento a crianças atípicas e garantir que as famílias recebam o apoio necessário”, comentou o prefeito, elogiando a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.
Para Fernanda Gonçalves, mãe de uma criança atípica, a ação foi um alívio. Ela destacou a importância de um atendimento exclusivo para as cuidadoras, que muitas vezes se sentem sobrecarregadas.
“Essa iniciativa foi muito boa, principalmente por ser o dia todo. Nós, mães de crianças com necessidades especiais, raramente temos tempo para cuidar de nós mesmas. Um atendimento específico para a gente é fundamental e já estava mais do que na hora de termos algo assim".
Essa ação é apenas o começo de uma série de iniciativas que a Prefeitura de Guarapari pretende realizar.
Em maio acontecerá outra ação, voltada para as cuidadoras de crianças atípicas e trará ainda mais serviços e atividades voltadas ao bem-estar físico, emocional e psicológico.
Data de Publicação: segunda-feira, 05 de maio de 2025
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES