Saúde Bucal de Guarapari atende mais de 30 mil pacientes em 2023

A Saúde Bucal no município de Guarapari vem crescendo sistematicamente nos últimos anos, seguindo o aumento populacional que ultrapassou 200% desde 2021. O número de pacientes atendidos saltou de 9.500 em 2021 para mais de 30 mil em 2023. Esse avanço significativo é resultado do investimento consistente da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa). Recursos foram direcionados para a aquisição de equipamentos modernos e a capacitação de profissionais altamente qualificados. Atualmente, todos os consultórios odontológicos do município contam com tecnologia de última geração e equipes completas formadas por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se restaurações, extrações, limpeza e raspagem de tártaro, aplicação de flúor, atendimentos de urgências odontológicas, detecção de lesões suspeitas de câncer bucal com biópsia, radiografias periapicais e panorâmicas, além de atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais. Visando o bem-estar dos moradores, em maio de 2023, foi implantado o Serviço Odontológico de Urgência na Unidade de Pronto Atendimento (SOU-UPA). Esse serviço oferece atendimento de urgências odontológicas aos sábados, domingos e feriados, das 07h às 19h. Desde sua implementação até dezembro de 2023, aproximadamente 600 munícipes foram atendidos, recebendo acolhimento da equipe de saúde bucal e solução para seus problemas odontológicos.

A cobertura odontológica foi expandida para diversas regiões, incluindo Setiba, Perocão, Santa Mônica, Jabaraí, Adalberto, Camurugi, Bela Vista, Reta Grande, São Miguel, Todos os Santos, Amarelos, Rio Claro, Baía Nova, Itapebussu, Meaípe, Kubitscheck, Coroado (CAIC), Centro Odontológico (abrangendo Centro, Aeroporto, Praia do Morro, Jardim Boa Vista e Muquiçaba) e Saúde do Escolar. Ao todo, 23 Cirurgiões Dentistas estão em atividade diária, atendendo das 7h às 16h.

A secretária de Saúde, Alessandra Albani, destaca o compromisso da administração municipal em proporcionar uma saúde bucal de qualidade à população: "Investir na saúde bucal é investir no bem-estar da comunidade. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos tenham acesso a serviços odontológicos de excelência, promovendo não apenas a prevenção, mas também o tratamento eficaz", disse.

Para receber oa tendimento, os munícipes devem procurar atendimento odontológico, na unidade de saúde de sua referência.

Confira as UNIDADES DE SAÚDE clicando no link: https://www.guarapari.es.gov.br/pagina/ler/2063/secretarias/secretarias/saude.html

Data de Publicação: terça-feira, 30 de janeiro de 2024