Guarapari se destaca em estrutura e investimentos na assistência farmacêutica

Ao longo do ano de 2023, Guarapari consolidou sua posição como referência em estrutura, organização e investimentos na área da assistência farmacêutica. O município realizou expressivos avanços, com destaque para a abertura de duas novas farmácias e a atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME.

No primeiro semestre do ano, uma farmácia básica foi inaugurada na Unidade de Saúde Pedro Machado, situada no bairro Bela Vista. A comunidade, respondendo de maneira positiva, possibilitou a extensão do horário de funcionamento para segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, após o primeiro mês de operação. Atualmente, a farmácia atende em horário integral durante a semana. Em dezembro, a recém-inaugurada Unidade de Saúde "Ventura Astori", em Todos os Santos, incorporou o atendimento farmacêutico às quartas-feiras, registrando uma média de 90 atendimentos semanais no primeiro mês.

O município conta atualmente com nove farmácias básicas, incluindo uma exclusiva para os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento - UPA24h, e outra destinada aos pacientes atendidos pelo CTA/SAE. Em 2023, foram realizados 188.068 atendimentos, representando um incremento de 14,38% em relação ao ano anterior. No que diz respeito aos medicamentos distribuídos à população, foram dispensadas 13.971.614 unidades em 2023, evidenciando um aumento de 1,7 milhões em comparação a 2022.

A secretária municipal de saúde, Alessandra Albani, destaca os investimentos significativos na ordem de aproximadamente 4,2 milhões de reais em aquisição de medicamentos, majoritariamente provenientes de recursos próprios. "Com esse investimento, conseguimos manter o índice de cobertura com média de 90%, oferecendo aos cidadãos um serviço abrangente que atende às suas necessidades", afirmou.

Todas as farmácias do município são providas de profissional farmacêutico, garantindo maior segurança na dispensação e orientação dos pacientes. Ao todo, 13 profissionais atuam na assistência farmacêutica, reforçando o comprometimento de Guarapari em oferecer um serviço de qualidade para as comunidades.

Data de Publicação: quarta-feira, 24 de janeiro de 2024