Prefeitura promove Oficina de Empreendedorismo nas escolas municipais

A Prefeitura Municipal de Guarapari, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, está promovendo a "Oficina Viagem ao Mundo do Empreendeorismo", através do  Programa Nacional Educação Empreendedora - SEBRAE. Nesta quarta-feira (3), foi realizada a primeira palestra do Programa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Lima da Conceição, localizada no bairro Samambaia.

O objetivo do Programa é promover a Educação Empreendedora nas escolas municipais, proporcionando aos alunos uma formação mais completa e preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo. O evento foi ministrado pelo consultor Otávio Lelis e, contou com a participação de 149 estudantes dos6º ao 9º ano.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar no universo do empreendedorismo, compreendendo conceitos, técnicas e ferramentas essenciais para o desenvolvimento de suas habilidades empreendedoras. O consultor, Otávio Lelis, trouxe exemplos práticos e inspiradores, despertando o interesse e, estimulando o espírito empreendedor dos jovens guaraparienses.

O Programa Nacional Educação Empreendedora - SEBRAE será desenvolvido ao longo do ano e abrangerá todas as escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca democratizar o acesso à Educação Empreendedora, permitindo que todos os profissionais da educação e estudantes da rede municipal tenham a oportunidade de desenvolver competências empreendedoras a partir das competências socioemocionais.

"A Educação Empreendedora desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a resiliência, a capacidade de resolver problemas e a tomada de decisões. Essas competências são essenciais para que os jovens se tornem cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, seja ingressando no mercado de trabalho ou empreendendo seus próprios negócios", destacou Maria Aparecida Nossa da Gerência de Planejamentos e Projetos Educacionais / GPPE.

De acordo com a secretária de Educação, Tamili Mardegan, a parceria com o Sebrae irá auxiliar no desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como autonomia, resolução de problemas complexos, capacidade de lidar com situações novas, criar soluções, entre outras competências que podem ser desenvolvidas durante a vida escolar. "Os estudantes irão aprender a empreender estimulando a responsabilidade, o planejamento e a capacidade de gestão. Tais habilidades empreendedoras os tornarão mais aptos a analisar problemas complexos, propondo soluções inovadoras e crescerem profissionalmente, seja criando seu próprio negócio ou dentro de uma empresa", concluiu.

Com a implementação desse Programa, a Prefeitura de Guarapari reforça o seu compromisso em transformar a educação em uma ferramenta de inclusão social e de construção de um futuro próspero para todos os cidadãos do município.

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de julho de 2023