Procon multa Casas Bahia por venda de celular fora da garantia

A Prefeitura de Guarapari, através do Procon Municipal, segue sempre em defesa do consumidor e, entre muitas ocorrências, está o caso de uma consumidora que abriu reclamação informando que havia comprado um celular na loja Casas Bahia, em Guarapari, e após 2 meses apresentou defeito.

Após envio do aparelho à fabricante Motorola, a mesma respondeu que não era responsável pelo reparo, pois o aparelho estava fora da garantia.

Tentado novamente resolver diretamente com a loja, não foi apresentada nenhuma solução, mesmo sendo acionada por via eletrônica e telefone.

Assim, foi iniciado procedimento administrativo, com a lavratura de auto de infração, onde ficou constatado que a Casas Bahia, de fato, vendeu o aparelho celular para a consumidora “remanufaturado” como novo, sem a garantia legal e contratual, deixando a consumidora em prejuízo.

Desta forma, considerando a violação aos direitos da consumidora e a não apresentação de nenhuma alternativa para sanar o problema, o Procon aplicou a multa no valor de R$47.735,56 (quarenta e sete mil, setecentos e trinta e cinco mil reais e cinquenta e seis centavos).

O supervisor do Procon Dr. Ewerton Maximino informa que o procedimento inicial do órgão nunca é a aplicação de penalidade, no entanto, quando os fornecedores infringem a legislação consumerista e não se dispõem em tomar medidas para  resolver o problema, não resta outra alternativa.

“Ressalta-se que a multa tem caráter pedagógico e sancionatório, a fim de evitar que a autuada volte a desrespeitar o direito dos consumidores”, concluiu Ewerton.

Data de Publicação: quinta-feira, 29 de dezembro de 2022