Procon Municipal alerta sobre golpes na devolução de empréstimos bancários indevidos.

O Procon Municipal, órgão vinculado a Procuradoria Geral do Município (PGM), alerta que vem recebendo um crescente número de reclamação do golpe praticado no mercado, em função da devolução de valores de empréstimos consignados indevidos.

Como assim? O golpe ocorre quando o fraudador por meio de contato telefônico ou principalmente whatsapp se identifica como colaborador do banco, informa da realização do empréstimo consignado e tenta convencer o consumidor que o valor será devolvido ao banco que liberou o empréstimo, no entanto, direciona o depósito para contas que não são da instituição financeira.

O próprio financiamento já é contratado de forma fraudulenta.

O Procon orienta aos consumidores que ao receberem contato sobre devolução de empréstimos ou qualquer conversa similar, que tenham atenção redobrada e não façam nenhuma transação por meio de whatsapp, devendo sempre procurar o banco que supostamente realizou o empréstimo.

Tome alguns cuidados na hora de fazer transações financeiras pela internet:

    Não fornecer dados pessoais em ligações recebidas ou whatsapp.
    Não realizar pagamentos para liberação de empréstimo.
    Conferir atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira.
    Suspeitar de ofertas muito vantajosas.
    Não encaminhar fotos tipo selfie para cancelar empréstimos ou produtos.
    Não encaminhar fotos de documentos.

O Procon está à disposição através dos canais de atendimento para orientar.

Canais de atendimento do Procon:
Telefones: (27) 3262-2914 / 3262-5149
E-mail: proconguarapari@yahoo.com.br