Procon Municipal orienta consumidores sobre as compras de final de ano

O Procon Municipal, órgão vinculado a Procuradoria Geral do Município de Guarapari, preparou algumas dicas para as compras de final de ano. Confira:

Orçamento Doméstico: procure gastar com presentes que estejam dentro do seu orçamento. Pesquise e busque ofertas, preferindo o pagamento à vista se houver desconto.

Troca de Produtos: Verifique se a loja realiza a troca de produtos sem vícios. As condições e os prazos devem ser informados ao consumidor por escrito. A política de troca da loja é fator decisivo na hora da compra.

Cestas de Presente: verifique se todos os itens estão dentro do prazo de validade. Em caso de delivery, solicite que esteja por escrito o dia e horário da entrega

Garantia: o prazo para reclamar de produtos com defeito é de 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis.

Compras pela Internet: Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial o consumidor pode se arrepender e cancelar no prazo de até sete dias.

Nota Fiscal: exija sempre a nota fiscal do produto/serviço, pois em caso de problemas, ela será sua garantia.

Cuidado com as fraudes nas redes sociais: tem crescido o número de reclamação de consumidores que realizam compras pelo Instagram e Facebook, mas que na verdade a loja não existe e acabam ficando no prejuízo. Verifique antes a reputação da empresa na internet, CNPJ e jamais realize pagamentos (PIX, boleto, depósito) em nome de pessoa física.

Desconfie de grandes promoções: muita atenção com produtos muito baratos. Inclusive em site de grandes lojas. Pode ser uma página falsa. O barato pode sair muito caro.

Data de Publicação: quinta-feira, 23 de dezembro de 2021