Procon Municipal orienta consumidores sobre compra segura no Dia dos Pais

A Prefeitura de Guarapari, através do Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), elaborou dicas importantes para quem vai garantir o presente do Dia dos Pais.

Orçamento Doméstico: Procure gastar com presentes que estejam dentro do seu orçamento. Pesquise e busque ofertas, preferindo o pagamento à vista se houver desconto.

Troca de Produtos: Verifique se a loja realiza a troca de produtos sem defeitos. As condições e os prazos devem ser informados ao consumidor por escrito.

Nota Fiscal: Exija sempre a nota fiscal do produto/serviço, pois em caso de problemas, ela será sua garantia.

Cestas Temáticas: Verifique se todos os itens estão dentro do prazo de validade. Em caso de delivery, solicite que esteja por escrito o dia e horário da entrega.

Prazo para reclamar (garantia): O prazo para reclamar de produtos com defeito é de 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis.

Compras pela Internet: Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial o consumidor pode se arrepender a cancelar no prazo de até 7 dias.

Sobre os restaurantes o Procon Municipal orienta que a taxa de serviço não é obrigatória e a informação de opcional deve estar clara no cardápio.

É proibida a cobrança de consumação mínima e a multa pela perda da comanda.

O estabelecimento deve informar previamente sobre a cobrança de couvert (entradas) e couvert artístico.
"As pessoas devem pesquisar bastante antes de efetuar uma compra, para que as compras do Dia dos Pais fiquem mais leves no orçamento.O consumidor ainda deve buscar todo tipo de informação possível antes da compra, que é essencial para evitar problemas". finalizou o Supervisor Procon Municipal, Ewerton Maximino.

Data de Publicação: quinta-feira, 05 de agosto de 2021