Prefeitura de Guarapari implementa “Projeto Vincule” de cuidado à adolescentes grávidas

Através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Prefeitura de Guarapari implantou na última sexta-feira (31) o Projeto Vincule, voltado à atenção e cuidado às adolescentes grávidas do município de Guarapari, oferecendo suporte profissional sistematizado e integrando, garantindo o acompanhamento multidisciplinar pela rede pública do município.

Desenvolvido pela psicóloga Danieli Simoni, e regido pelas equipes de Saúde Mental e Saúde da Mulher, o projeto visa a participação ativa das gestantes nos serviços, construindo um espaço de atenção e cuidado para esclarecimentos de dúvidas, partilha de sentimentos e expectativas frente ao desafio da maternidade na adolescência, além do desenvolvimento do protagonismo no manejo de projeto de vida.

“Esperamos que estes momentos sejam de trocas e que às sensibilizem sobre a importância de uma gestação desejada e planejada, bem como para a importância do vínculo afetivo mãe-bebê”, comentou o Subgerente de Saúde Mental, Filipe Costa Vieira.

Em 2019, Guarapari registrou aproximadamente 280 adolescentes em período gestacional. Até julho deste ano, já são mais de 100 adolescentes.

Data de Publicação: segunda-feira, 03 de agosto de 2020