Prefeitura e Polícia Civil lançam projeto de combate a violência contra as mulheres

Na última quinta-feira (03), a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) e Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Polícia Civil, realizou o lançamento do projeto “Homem que é Homem”, que busca promover a reflexão e a responsabilização de homens autores de violência doméstica. A apresentação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de mais de e contou com a presença de diversas autoridades do Estado e do município. Aproximadamente 100 pessoas participaram da solenidade.

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher. Para isso, homens agressores que foram denunciados, são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos. “Muitos homens ainda não aceitam o empoderamento feminino. Não entendem que homens e mulheres são iguais perante a lei. Nós mulheres queremos igualdades, respeito e oportunidades de trabalho”, disse a delegada chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Cláudia Dematte.

Em Guarapari, as reuniões irão acontecem uma vez por semana e totalizam oito encontros. Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência. “É uma alegria imensa saber que Guarapari está aderindo a este projeto, que apresenta resultados tão positivos em nosso Estado. As profissionais que irão trabalhar no projeto aqui são amplamente capacitadas e tem tudo para dar certo aqui no município”, disse a delegada chefe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Guarapari, Francini Bergamini.

“Este projeto é muito importante, as equipes da Setac e da Semsa estão empenhadas neste trabalho, para que tudo aconteça com sucesso. Saio daqui hoje muito satisfeita com o que está sendo implantado em nosso município”, finalizou a secretária de Trabalho, Assistência e Cidadania, Breila Mardegan.

Data de Publicação: sexta-feira, 04 de outubro de 2019