PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI - ES - Link para página inicial

Modelo de agroindústria de Guarapari serve de modelo para Prefeitura de Rio Novo do Sul

Na última segunda-feira (04), o veterinário Arivaldo Ribeiro, responsável técnico pelo Serviço de Inspeção Municipal de Guarapari (SIM), recebeu a visita da coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Rio Novo do Sul, Ana Paula, o secretário de desenvolvimento econômico, rural, industrial e meio ambiente, André Santos de Barro e, os apicultores Mendonça de Souza Siqueira e Jhonatan de Almeida, em um entreposto de mel de Guarapari, que possui registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 
De acordo com responsável técnico Arivaldo Ribeiro, o objetivo do encontro foi trocar experiências sobre o processo de estruturação da agroindústria. Durante a visita, foram discutidas as instalações mínimas necessárias para que o modelo de Guarapari possa ser replicado em Rio Novo do Sul.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um registro concedido àqueles estabelecimentos que se adequam às normas e leis vigentes, assegurando ao consumidor a qualidade e a segurança do alimento de origem animal.
O SIM atua como facilitador da produção e inserção dos produtos produzidos nas propriedades rurais pois, a partir da obtenção do registro, os estabelecimentos podem comercializar os seus produtos diretamente aos consumidores finais ou no comércio em geral (supermercados, mercearias, hotéis, padarias, restaurantes, lanchonetes, etc.) de nossa cidade, bem como a possibilidade de venda para o Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Atribuições do SIM:

Inspecionar e fiscalizar as instalações dos estabelecimentos que beneficiam ou processam produtos de origem animal, assim como os seus produtos;
Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;
Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos.
Realizar ações de combate a clandestinidade;
Realizar outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao SIM

 

             

Data de Publicação: quinta-feira, 07 de março de 2024

  ACOMPANHE A PREFEITURA
Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 8h30 às 17h30
Telefone(s):
(27) 3361-8200