Guarapari amplia atendimento ambulatorial de especialidades

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), ampliou em 256% a oferta de exames e consultas de especialidades para a população. A ampliação foi registrada desde 2023, com o aumento na oferta de consultas de cardiologia, dermatologia, ortopedia e oftalmologia, bem como, o retorno das pequenas cirurgias, além da disponibilização de novas especialidades, como neurologia, urologia e otorrinolaringologista.

A otimização dos serviços se dá através da Central de Regulação, que é o setor responsável por avaliar as solicitações médicas e promover os agendamentos, bem como, em âmbito municipal regular e autorizar a realização de exames de imagem, por meio de protocolo existente. Tal protocolo, tem como objetivo garantir que os pacientes tenham acesso aos serviços de saúde, respeitando os princípios e direcionamento do SUS.

De acordo com a secretária de saúde, Alessanda Albani, o serviço de oferta de consultas ambulatoriais, é importante para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. "Por meio de sua oferta regular, é possível identificar problemas de saúde precocemente, o que multiplica as chances de controle ou cura da doença. Já os exames são essenciais para o diagnóstico preciso de doenças, o que permite a condução do tratamento adequado", pontuou.

“A ampliação de consultas e exames, também, contribui para reduzir as filas de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde. Isso ocorre porque, com maior oferta de serviços, é possível atender um número maior de pessoas, em um menor espaço de tempo. O município está atento aos indicadores de saúde da população, se esforçando para o cumprimento deste acesso”, concluiu Alessandra.

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024