Prefeitura de Guarapari Adverte Sobre o Período de Alerta para Dengue

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta à população sobre a iminência do período sazonal da dengue. A doença, causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, manifestações hemorrágicas podem indicar complicações severas da infecção.

"É crucial compreender que, até o momento, não há um tratamento específico para a dengue, apenas medicamentos que visam aliviar os sintomas. Repouso e hidratação são recomendados, mas em casos mais críticos, a internação pode ser necessária para evitar complicações graves", alerta a Secretária de Saúde, Alessandra Albani.

Como medida preventiva, a Secretaria destaca a importância de evitar a proliferação do mosquito, impedindo o acúmulo de água parada, onde o Aedes aegypti se reproduz. Algumas medidas simples podem ser adotadas:

- Manter a caixa d’água sempre fechada;
 - Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água;
 - Trocar água das plantas aquáticas semanalmente;
 - Descartar lixo de maneira adequada;
 - Evitar entulhos no quintal;
 - Limpar calhas periodicamente;
 - Manter a piscina sempre limpa;
 - Higienizar recipientes de água para animais ao menos duas vezes por semana;
 - Tampar ralos pouco utilizados;
 - Evitar objetos que acumulem água da chuva.
 Ações educativas estão programadas para serem realizadas ainda esta semana, envolvendo os Agentes de Endemias, Agentes de Saúde e outras secretarias, visando conscientizar a comunidade sobre a prevenção da dengue.

Data de Publicação: terça-feira, 12 de dezembro de 2023