Profissionais da Saúde de Guarapari, recebem capacitação em Imunização

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) promove do dia 03 a 25  outubro, a "Capacitação de Imunização Estadual".  O treinamento, que será realizado na Escola Técnica CEDTEC e na Secretaria Municipal de Educação (Semed), irá oferecer aos profissionais da saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros, o conhecimeto sobre as técnicas atuais de vacinação e cuidados em sala de vacina.

A secretária de Saúde, Alessandra Albani, destacou a importância da capacitação. "A iniciativa é crucial para assegurar que nossos profissionais de saúde estejam sempre atualizados em relação às mais recentes técnicas e informações sobre imunização. A complexidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) expandiu-se, incorporando novas vacinas, e hoje não vacinamos apenas crianças. Adolescentes, mulheres grávidas, idosos e portadores de doenças crônicas também estão inclusos nos programas de vacinação. Portanto, é imperativo que cada profissional, em cada sala de vacinação de cada unidade de saúde em todo o Brasil, tenha profundo conhecimento técnico sobre armazenamento, manuseio e aplicação de vacinas, e também seja capaz de tirar dúvidas e acolher de maneira adequada todos os que buscam vacinas no Sistema Único de Saúde".

Os profissionais que lidam diretamente com a vacinação enfrentam, em seu cotidiano, desafios que vão além da aplicação da vacina. Eles são pontos de informação, esclarecendo dúvidas, oferecendo acolhimento adequado e garantindo que cada indivíduo que procura a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) seja assistido com excelência. Portanto, esta atualização técnica, também envolve aprimorar as habilidades de comunicação e interação com o público.

É válido ressaltar que a sociedade brasileira reconhece, conforme diversas pesquisas de opinião, a vacinação como uma das ações mais significativas realizadas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, Alessandra reitera seu compromisso com a saúde pública e com a população, promovendo ações que fortalecem a luta contra doenças evitáveis pela vacinação.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de outubro de 2023