Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne mais de 250 pessoas no auditório do Sesc

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho de Assistência e Cidadania (Setac) realiza hoje (22), no auditório do Sesc, até às 17h, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integração, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Mais de 250 pessoas estão presentes no evento. “Foram muitos dias de preparação para a realização dessa conferência e hoje estou muito feliz em ver tanta gente reunida, em busca de um mesmo propósito que é garantir os direitos das nossas crianças”, comentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Celia Cristina da Silva.

O objetivo da conferência é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

“Aqui é o espaço onde vamos verificar o que vem sendo feito e o que ainda precisamos fazer para atingirmos o nosso objetivo mais, que evitar que nossas crianças tenham seus desejos violados. Nós já temos alcançados resultados positivos através dos serviços prestados dentro dos nossos três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nosso cinco Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculo em Guarapari, além do Conselho Tutelar e uma excelente parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, disse a Secretária de Trabalho, Assistência e Cidadania, Shirley Pereira.

Entre os objetivos estratégicos do encontro são apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades; Formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes; Propor ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas; entre outros.

“Esse evento enriquece o nosso trabalho, nos instrui e oferece conhecimento do que está acontecendo. Nossas crianças precisam de nossos cuidados e esse momento é importante pois aqui trocamos ideias e ouvimos o próximo que também tem muita coisa a nos oferecer”, afirmou o professor de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo em Guarapari, Everlon de Queiroz Brasil.

Confira a programação:

“XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - GUARAPARI/ES

8h - Credenciamento/ Coffee Breack

8h 30min - Abertura oficial: Composição da mesa

9 h - Apresentação da Valsa de Guarapari com a cantora Vanessa Loyola;

9h 20min - Leitura e Aprovação do Regimento Interno;

9h 30min - Palestra: GELSON GUAÇONI – AUDITOR DA RECEITA FEDERAL – Pós-Graduado em Administração.

Mediadora: Cristina da Silva.

10h 30min - Apresentação do Conselho e Projetos financiados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

10h 50min - Apresentação do Secretário Nacional de Desenvolvimento Social sr. Lelo Coimbra.

11h 15min - Debate

11h 30min - Intervalo para Almoço

13h - Retorno das atividades com recepção das crianças e adolescentes do Projeto Crescendo com a Música, desenvolvido nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

13h - Palestra: Dr. Lorenzo Pazzolini – Delegado da DPCA e Deputado Estadual.

Tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

13h 30min - Orientações e divisão dos Grupos de Trabalho:

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

15h 30min - Plenária Final

Apresentação e votação das propostas

16h 30min - Eleição dos delegados para Conferência Estadual

(Recolhimento dos crachás e entrega dos certificados)