Prefeitura de Guarapari realiza o 1º Seminário de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (SETAC), realizará na próxima segunda-feira (13), o 1º Seminário de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, como uma das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

O Seminário acontece alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, por ter sido a data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

O objetivo do seminário é convocar a sociedade para se mobilizarem contra o trabalho infantil, sensibilizando e motivando uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

O evento acontecerá no auditório do SESC, das 13h às 16:30h, e contará com a participação de membros do Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil e do Chefe da Seção de Operações da Policia Rodoviária Federal do Espírito Santo, conforme o cronograma que segue:

13h – Credenciamento
13:30h – Abertura e Composição da mesa
14:00h – Palestra com o tema: “O que é trabalho infantil, tipos de trabalho infantil e suas consequências” Palestrante: Dra. Ruth Knaak – Advogada e membra do FEAPETI – Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil
14:50h – Palestra com o tema: “Exploração sexual de crianças e adolescentes e o Projeto Mapear”
Palestrante: Sr. Waldir Santos Soares de Mello – Chefe da Seção de Operações da Policia Rodoviária Federal do Espírito Santo
15:40h – Palestra com o tema: “Canais de denúncia e fluxo de atendimentos no Município”
Palestrante: Equipe Técnica do Município de Guarapari
16:30h – Encerramento com coffee break