Guarapari realiza III Conferência Municipal de Educação Destaque

Publicado em SEMED
(1 Voto)
Guarapari realiza III Conferência Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na última semana, entre os dias 08 e 09, a III Conferência Municipal de Educação, com o tema: “A Consolidação do SNE e o PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Tal conferência é um instrumento democrático de participação popular, para que sob vários pontos de vista sejam decididas coletivamente as decisões a serem tomadas para relacionar e priorizar propostas técnicas, pedagógicas, administrativas e financeiras para educação.

Nessa perspectiva, visando definir e acompanhar as políticas públicas educacionais em âmbito municipal, a III Conferência oportunizou a sociedade civil e educacional a participação, com intuito de diagnosticar novos caminhos e propostas para a uma educação de qualidade.

Na Conferência foi ministrada uma palestra pelo Profº Dr. Eduardo Augusto Moscon Oliveira (UFES), com o tema da Conferência. Foram discutidos os Eixos que compõe o documento base da CONAE – Conferência Nacional de Educação, e foram sugeridas propostas para serem discutidas nas Conferências posteriores, também foram eleitos delegados representantes do Município para as etapas seguintes.

A Secretária Municipal de Educação Sonia Meriguete salientou que é de grande importância a realização das Conferências, uma vez que são traçadas metas e diretrizes que possam contribuir com o desempenho e desenvolvimento da educação dos Municípios. Na próxima etapa será realizada a Conferência Estadual de Educação.

È a administração municipal de Guarapari sempre buscando por melhorias no campo educacional e investindo em conferências, capacitações e reuniões que visam o bom desempenho na área da educacional do Município.

Eixos discutidos:

Eixo I – O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

Eixo II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

Eixo III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.

Eixo IV – Planos decenais, SNE, democratização da educação: acesso, permanência e gestão.

Eixo V – Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

Eixo VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

Eixo VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais de educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Eixo VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Lido 395 vezes Última modificação em Segunda, 12 Março 2018 17:11